#AnimaCultura
27.Set.2017
TV Cultura lança série #AnimaCultura e convida ilustradores e animadores para o projeto. Idealizado pelo Núcleo de Artes da emissora pública estadual, projeto valoriza talento local em animações veiculadas durante a programação.

Educação, saúde, meio ambiente e outros temas relevantes são tratados de maneira criativa e divertida, por meio da série de animações veiculadas durante a programação da TV Cultura do Amazonas. O projeto #Animacultura foi idealizado pelo Núcleo de Artes da emissora pública estadual e, além dos ilustradores da equipe da própria TV, convida artistas locais a mostrarem seu talento nas campanhas sociais.

“A ideia é informar e entreter, por meio de pequenas histórias animadas Entre os temas abordados estão a prevenção da dengue, o abandono de animais de estimação, o problema do lixo nas ruas, os riscos de brincar perto de redes elétricas, entre outras. As histórias, os personagens e o roteiro foram todos concebidos por nossos artistas que fazem os esboços e dão vida a essas criações”, explica o diretor do Núcleo de Artes da TV Cultura, o jornalista e designer Welder Alves Pedroso.

Além de Welder, integram o núcleo de artes da emissora o animador Rafael Araújo, o jornalista e cartunista Aloísio Lobo, o sound designer Órion José Cardoso e o artista e cartunista Euros Barbosa, que explica um pouco do processo de criação:

“A gente começa rabiscando no papel e criando os personagens. Para alguns, crio o molde em 3D para simular os movimentos. Depois a gente passa para o computador e vai animando”, diz Barbosa.

A música e os sons têm papel importante na finalização dos vídeos.  "Há bastante tempo trabalho captando e editando sons de produtos audiovisuais diversos, mas ajudar a dar vida às animações é também muito prazeroso.  Nesse caso mais ainda por se tratar de trabalho educativo que ajuda e acrescenta na vida das pessoas. E é muito divertido", completa o sound designer Órion José Cardoso.

Cartunista há mais de 30 anos, com trabalhos veiculados em diversos jornais do Brasil, Aloísio Lobo destaca a importância da arte como meio de transformação social. "Entendo que a arte é a forma mais interessante de levantar questões que são importantes para a vida da comunidade".

Entre convidados para o projeto, o ilustrador e cartunista Elvis Braga, que trabalha há 18 anos profissionalmente na área. “Achei muito interessante esse convite. Fiz a animação do personagem que eu tenho há muitos anos, o Frei Chiquinho. Foi inspirada em uma tira, em que ele está contemplando a beleza da chuva e acha relaxante, mas depois, vem a inundação, devido à poluição feita pelo homem. Assim, aquilo que é belo e vem para limpar passa a ser estressante. Achei esse projeto muito bom, pois é uma forma de mostrar o trabalho que a gente faz e dar movimento aos nossos personagens. As pessoas podem ver esse outro lado do trabalho que é a animação”, afirma o artista.

A diretora de Produção e Programação da emissora Liliane Maia explica que o projeto vem para incrementar a grade de interprogramas da emissora. “Já temos os interprogramas ‘Essa é minha arte’ e ‘Essa e minha tribo’ que são sucesso, sobretudo nas redes sociais. O Animacultura vem para agregar ainda mais, fazendo essa quebra informativa e divertida na programação e valorizando a cultura e a produção artística regional”, destaca.

Os artistas que quiserem participar do projeto devem entrar em contato e enviar seus trabalhos

para o Núcleo de Artes da Emissora por meio do email:

Tags:
Ler 106 times última modificação Quinta, 05 Outubro 2017 14:47
Mais nesta categoria: « caminhos da reportagem