[22] - Seca e Cheia - 3ª Temp Featured
04.Fev.2015

A seca e a cheia são fenômenos naturais que ocorrem todos os anos em diversas áreas da Amazônia, interferindo diretamente na vida de quem mora às margens dos rios. Para entender como os moradores dessas áreas lidam com essa variação da água no seu cotidiano, o Nova Amazônia foi até o município de Careiro da Várzea, a 25km de barco de Manaus, para conhecer os principais desafios no período da cheia, e seis meses depois, voltou para descobrir como essas pessoas levam a vida no período da seca.

Seu Fernando e Dona Maria são os personagens que abriram suas casas e mostraram as dificuldades que enfrentam durante a cheia do Rio Amazonas, e como se preparam na época da seca para colocar a casa em ordem, e se já se previnir para a cheia do próximo ano.

Influenciado por diversos fatores, entre eles o degelo da Cordilheira dos Andes e o índice de chuvas que caem nas cabeceiras dos rios, a vazante e a enchente dos rios da Amazônia, apesar de acontecer anualmente, ainda não podem ser previstas com exatidão pelos pesquisadores, e acaba pegando de surpresa os moradores dessas áreas mais suscetíveis a alagação.

Na visão dos povos  tradicionais a interferência do homem na natureza é um dos fatores que acaba influenciando nessa variação das águas. Esse episódio do Nova Amazônia é um convite para conhecer um pouco da realidade daqueles que vivem a Amazônia na sua mais pura essência.

Ler 2923 times última modificação Quinta, 05 Fevereiro 2015 22:51
Nova Amazônia

Com um novo olhar sobre a região, o Nova Amazônia une pesquisa científica à sabedoria dos povos da floresta. Em trinta minutos, o programa trata de forma dinâmica os temas regionais que, entretanto, influenciam o planeta. O Nova Amazônia mostra um lugar onde ainda há muito o que ser descoberto. Um olhar diferenciado, inserindo o diálogo da ciência com o saber tradicional sobre o modo como problemas relacionados a água, lixo e meio ambiente afetam pessoas da região. Em sua quarta temporada, o Nova Amazônia é exibido em rede nacional pela EBC.

NOVA AMAZÔNIA: Quartas-feiras, às 17h.

Contatos: 3215-4736          E-mail: novaamazonia@tvcultura.am.gov.br